16.10.08

NEWS87 | IMPULSO | Galeria Emma Thomas



Mostra “Impulso” exibe a plasticidade do
processo criativo na Galeria Emma Thomas


Marcio Renée
CURADORIA

A Galeria Emma Thomas inaugura no dia 18 de outubro - sábado das 18 às 22 horas - a mostra “Impulso”, com folhas, cadernos e livros de 24 artistas e criadores selecionados pelo curador Marcio Renée. O conjunto dos trabalhos apresentados nas duas salas é o resultado de rigorosa seleção entre mais de 100 cadernos analisados pelo curador, que lançou edital no site da galeria e recebeu materiais entre agosto e setembro de 2008.

“O que mais me chamou atenção foi à riqueza e a diversidade do material que recebi dos artistas. Conhecer de perto parte do processo de criação é mergulhar em diferentes universos de valores antes de ver a obra acabada. É um privilégio”, atesta Renée, que vem ensaiando organizar uma exposição nestes moldes a três anos, desde que folheou o caderno de um estudante de moda e percebeu o potencial plástico das anotações, projetos, rascunhos e croquis que um caderno pode encerrar.

O "caderno de artista" (pode ou não se tratar de um caderno) recebe esse nome por conta da aproximação semântica da superfície onde os artistas organizam suas referências visuais, suas anotações e projetos das obras. São apenas uma parcela do registro do processo de criação e revelam detalhes muitas vezes ausentes da obra final. Não raro, os artistas constroem os cadernos como um projeto final, uma obra, objeto ou até mesmo uma escultura, daí a escolha do curador em investigar sua pluralidade e plasticidade. Ao idealizar a mostra “Impulso” Marcio Renée não apenas os eleva ao status de obra de arte, antes revela o processo de concepção, o embrião e em muitos casos a própria obra finalizada.

Participam da exposição Thereza Salazar, Wash Dellacqua, Ana Nitzan, Cildo Oliveira, Constaça Lucas, Fabio Celassis, Laerte Ramos, Adriana Afortunatti, Alexandra Ward, Fabio Maia, Fabiola Notari, Fabiola Salles, G4, Gui Mohallem, Lais Sobral, Lucas Simões, Maria Luiza Editore, Miguel Bandeira, Nicholas Petrus, Patricia Kondo, Renato de Cara, Sandra Lapage, Sonia Gomes e Sonia Magalhães.

Na abertura da exposição IMPULSO (dia 18/10), a dupla de artistas Renato Pera e Flora Assumpção apresentará nas paredes externas da galeria a obra in progress CROTALUS. A obra será finalizada no sábado seguinte 25/10. Trata-se da representação de uma serpente gigante que envolve toda a área externa da Galeria Emma Thomas.

www.emmathomas.com.br

IMPULSO
cadernos de 24 artistas


Marcio Renée Antonio

Curadoria

Local: Galeria Emma Thomas

Abertura: 18 de outubro - sábado das 18 às 22 horas
Período expositivo: de 18 de agosto a 20 de dezembro de 2008
Endereço: Rua Augusta, 2052 - Cerqueira César - São Paulo, SP
Horários da galeria: de quarta a sábado, das 16 às 20 horas
Telefones: (11) 8219 6452 / 9426 6991
Entrada Franca

Nenhum comentário: