7.1.11

MÃO DA AMÉRICA . GALERIA MARTA TRABA



MÃO DA AMÉRICA
Homenagem a Oscar Niemeyer . 103 Anos

11 de Janeiro . 19h
INAUGURAÇÃO

12 de Janeiro a 12 de Fevereiro . 2011
Galeria Marta Traba
Entrada Gratuita

A obra produzida pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer extravasa o conceito da simples forma projetada e inserida no contexto do espaço urbano, para converter-se em fenômeno estético e sensível que ativa – e permite – que a nossa capacidade de percepção da cidade seja transformada em uma experiência plástica, emotiva, crítica e reflexiva. Através da sua arte, Oscar Niemeyer deixa de produzir formas para o espaço, para realizar, como em uma utópica geografia, uma nova espacialidade, idealizada e idílica, criando novos desenhos tridimensionais para uma nova – e porque não utópica - sociedade contemporânea.

Flutuando na intersecção entre os modelos e as formas arquitetônicas tradicionais, e a possibilidade transformadora que contém o pensamento artístico e a obra de arte, Niemeyer alcança a esfera emotiva: que emociona e motiva, que liberta e fascina e que, acima de tudo, revela a práxis espacial de um desejo, de um pensamento crítico, de uma sabedoria, e de uma inocência por vezes irônica. Oscar Niemeyer passeia ao natural pela arte, marcando e demarcando no espaço, a forma de um artista monumental.

Por ocasião do 103º aniversário deste grande mestre brasileiro, a Fundação Memorial da América Latina realiza a exposição Mão da América. Mais do que uma homenagem a Niemeyer, o projeto desta exposição permite que artistas brasileiros e latino americanos realizem e apresentem novas leituras e interpretações de uma de suas criações mais significativas: a Grande Mão. Com suas linhas inspiradas pelo livro “As Veias Abertas da América Latina” do uruguaio Eduardo Galeano, a Grande Mão é uma obra escultórica de caráter permanente que se localiza na Praça Cívica da Fundação Memorial da América Latina, e tornou-se um símbolo internacional da identidade latino americana.

Inaugurando o ciclo de exposições do ano de 2011 da Galeria Marta Traba, os artistas participantes foram convidados a desenvolverem suas linguagens plásticas e visuais sobre uma miniatura deste monumento internacional, confluindo assim a homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer com a reinterpretação artística do símbolo da Fundação Memorial da América Latina. Cada artista convidado está comprometido com esta tarefa de construir novos significados críticos ou poéticos, a partir da reflexão sobre a escultura original.

Fundação Memorial da América Latina


Fernando Calvozo
IDEALIZAÇÃO

ARTISTAS CONVIDADOS
Adriana Rizkallah
Ângela Barbour
Angie Saiz
Aurea Valentin
Barbara Altstadt
Base Color
Base – V
Betty Buarque
Braun-Vega
Caciporé Torres
Carlos Dercoles
Cristina Bottallo
Cristina Libardi
Dea Lellis
Djalma Barros
Elifas Andreato
Elza Carvalho
Fernanda Rodante
Fernando Calvozo
Fernando Durão
Jaime Prades
Jose Roberto Aguilar
Juan Muzzi
Lucas Schlosinski
Luis Ricaurte
Marcio Petini
Marita Ibañez
Mary Carmen Mathias
Mauro Maria
Mi Castelani
Monica Rubinho
Nicholas Petrus
Nino Millán
Nora Cherñajovsky
Paulo Caruso e Aroeira
Ricardo Benaim
Robert Richard
Roberto Giannecchini
Roberto Rossi
Rosina D´Angina
Rui Amaral
Sadi Lando
Selma Daffre
Sheila Oliveira
Sidney Philocreon
Suzi Carvalho
Thereza Carvalho
Walter Miranda
Walter Tommasi

GALERIA MARTA TRABA
FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
AV. AURO SOARES DE MOURA ANDRADE, 664
ENTRADA PELOS PORTÕES 1 E 5
Estacionamento gratuito na abertura pelo Portão 6
CEP . 01156-001 . BARRA FUNDA . SÃO PAULO . SP
TEL 38234705 - FAX . 38234706
WWW.MEMORIAL.SP.GOV.BR

.

Um comentário:

How to cut your hair disse...

A great way to promote your business. Really nice. !